sábado, 11 de outubro de 2014

Qual a relação das sociedades com alimentação?



Alimentação.

Problematização: Qual a relação das sociedades com alimentação?


Geografia – Relacionar os tipos de clima com a produção agrícola do Brasil e do Mundo.
Através do conhecimento dos tipos de clima existentes no globo, partiremos para relacionar a produção agrícola de cada país ou continente. Ex: Argentina produz trigo, o clima é temperado (mais frio) e 80% do trigo consumido no Brasil é argentino....

Educação Física – Relação do metabolismo basal com sua alimentação, resultando no equilíbrio, ganho ou perda de peso; IMC; Definição de carboidrato, proteínas e vitaminas. Trabalhando também com os fatores que podem afetar o metabolismo, tais como a genética, o sexo, a idade, o peso e a composição corporal.

Matemática – Elaborar uma pesquisa em sala sobre o tipo de alimento que o aluno consome, fazendo em um segundo momento, a análise desses dados, elaborando uma tabela e gráficos, com os tipos de alimentos consumidos, fornecendo subsídios para a análise das implicações e impactos sobre esse ou aquele alimento na vida do aluno. Posteriormente pode ser trabalhado a produção e consumo desse alimento, formando uma função afim, concluindo essa atividade.

Arte - Cultura indígena – Pintura corporal;
                                          Pigmentos coloriferos;
                                          Alimentos (sementes, raízes,etc) dos quais podem ser extraídos pigmentos para a pintura corporal;
                                         Atividade: Produzir a partir dos pigmentos naturais (alimentos) presentes na alimentação indígena.

História e Sociologia – A alimentação na Idade Média e como ela é transferida para o período moderno e para o Brasil. Nesse contexto, comentar como a alimentação traz significados com relação a preservação cultural e étnica, bem como as implicações nos momentos de relações e comunicações familiares na sociedade moderna.

Biologia – Relacionar os alimentos ingeridos durante o cotidiano do aluno com o estudo dos compostos orgânicos e processos celulares, para que o aluno compreenda o funcionamento de seu metabolismo.

Língua Portuguesa:
-Trabalho com o Gênero Textual Reportagem tratando da temática “Educação Alimentar e Nutricional”; (Leitura- compreensão e interpretação textual) e análise da característica de tal Gênero;
-- Análise de propagandas;
- Produção textual de Entrevistas orais e escritas sobre os Hábitos alimentares dos entrevistados; ( Características do Gênero Entrevista e produções textuais escritas e orais);
- Produção textual de texto instrucional receitas saudáveis e apresentação oral para a classe ( Criação de Livros de receitas saudáveis);
- Análise Linguística dos verbos no modo imperativo; forma nominal infinitiva para a elaboração do Gênero textual receita;
- Produção de Gênero Dissertativo, mediante análises realizadas ao longo do trimestre.
Química – Analisar a produção, armazenamento e distribuição de alimentos, e seus aspectos quantitativos de massa, volume e densidade.
Física –  Analisar a produção, armazenamento e distribuição de alimentos, e seus aspectos quantitativos de massa, volume e densidade.
Inglês – Produção de menu em inglês.
Filosofia – Banquetes pantagruélicos.
Disciplina                              Conteúdos
Português –                            Interpretação e compreensão textual
Matemática –                         Funções Gráficos e Tabelas.
História –                               Idade Média
Geografia –                            Clima e vegetação
Arte –                                     Arte Indígena
Química –                               Grandezas Físicas – Volume e Massa
Física –                                   Grandezas Físicas – Comprimento de área
Biologia –                               Compostos orgânicos
Educação Física –                  Metabolismo Basal
Inglês –                                  Texto gênero - receita
Sociologia –                           Instituição social – Família
Filosofia -
Pedagogia –                           Articulação

No decorrer do período as disciplinas desenvolverão trabalhos que poderão resultar nos seguintes “produtos”:
- Fotografia
- Gráficos
- Textos
- Maquetes
Que serão apresentados em formatos de eventos que sigam uma metodologia científica na produção de posters, exposição fotográfica e seminários ao final do período como uma forma de celebrar e compartilhar o conhecimento adquirido de cada disciplina, entre as turmas que participaram do processo.

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