Alimentação.
Problematização: Qual a relação das sociedades com
alimentação?
Geografia – Relacionar os tipos de clima com a
produção agrícola do Brasil e do Mundo.
Através do conhecimento dos tipos de clima existentes no
globo, partiremos para relacionar a produção agrícola de cada país ou
continente. Ex: Argentina produz trigo, o clima é temperado (mais frio) e 80%
do trigo consumido no Brasil é argentino....
Educação Física – Relação do metabolismo basal com sua
alimentação, resultando no equilíbrio, ganho ou perda de peso; IMC; Definição
de carboidrato, proteínas e vitaminas. Trabalhando também com os fatores que
podem afetar o metabolismo, tais como a genética, o sexo, a idade, o peso e a
composição corporal.
Matemática – Elaborar uma pesquisa em sala sobre o
tipo de alimento que o aluno consome, fazendo em um segundo momento, a análise
desses dados, elaborando uma tabela e gráficos, com os tipos de alimentos
consumidos, fornecendo subsídios para a análise das implicações e impactos
sobre esse ou aquele alimento na vida do aluno. Posteriormente pode ser
trabalhado a produção e consumo desse alimento, formando uma função afim,
concluindo essa atividade.
Arte - Cultura indígena – Pintura corporal;
Pigmentos coloriferos;
Alimentos (sementes,
raízes,etc) dos quais podem ser extraídos pigmentos para a pintura corporal;
Atividade: Produzir a partir dos pigmentos naturais (alimentos)
presentes na alimentação indígena.
História e Sociologia – A alimentação na Idade Média e
como ela é transferida para o período moderno e para o Brasil. Nesse contexto,
comentar como a alimentação traz significados com relação a preservação
cultural e étnica, bem como as implicações nos momentos de relações e
comunicações familiares na sociedade moderna.
Biologia – Relacionar os alimentos ingeridos durante o
cotidiano do aluno com o estudo dos compostos orgânicos e processos celulares,
para que o aluno compreenda o funcionamento de seu metabolismo.
Língua Portuguesa:
-Trabalho com o Gênero
Textual Reportagem tratando da temática “Educação Alimentar e Nutricional”;
(Leitura- compreensão e interpretação textual) e análise da característica de
tal Gênero;
-- Análise de propagandas;
- Produção textual de
Entrevistas orais e escritas sobre os Hábitos alimentares dos entrevistados; (
Características do Gênero Entrevista e produções textuais escritas e orais);
- Produção textual de
texto instrucional receitas saudáveis e apresentação oral para a classe (
Criação de Livros de receitas saudáveis);
- Análise Linguística dos
verbos no modo imperativo; forma nominal infinitiva para a elaboração do Gênero
textual receita;
- Produção de Gênero
Dissertativo, mediante análises realizadas ao longo do trimestre.
Química – Analisar
a produção, armazenamento e distribuição de alimentos, e seus aspectos
quantitativos de massa, volume e densidade.
Física – Analisar a produção, armazenamento e
distribuição de alimentos, e seus aspectos quantitativos de massa, volume e
densidade.
Inglês – Produção
de menu em inglês.
Filosofia – Banquetes
pantagruélicos.
Disciplina Conteúdos
Português – Interpretação
e compreensão textual
Matemática – Funções
Gráficos e Tabelas.
História – Idade
Média
Geografia – Clima
e vegetação
Arte – Arte
Indígena
Química – Grandezas
Físicas – Volume e Massa
Física – Grandezas
Físicas – Comprimento de área
Biologia – Compostos
orgânicos
Educação Física – Metabolismo Basal
Inglês – Texto
gênero - receita
Sociologia – Instituição
social – Família
Filosofia -
Pedagogia –
Articulação
No decorrer do período as disciplinas
desenvolverão trabalhos que poderão resultar nos seguintes “produtos”:
- Fotografia
- Gráficos
- Textos
- Maquetes
Que serão apresentados em formatos de eventos
que sigam uma metodologia científica na produção de posters, exposição
fotográfica e seminários ao final do período como uma forma de celebrar e
compartilhar o conhecimento adquirido de cada disciplina, entre as turmas que
participaram do processo.
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